NORMAS TÉCNICAS

DEFINIÇÃO DAS NORMAS TÉCNICAS

NEMA 1

Uso geral. Para uso interno onde as circunstâncias raramente são severas.

NEMA 2

A prova de respingos. Proteção designada a resistir a penetração de umidade e poeira. Particularmente aplicável em ambientes com ar condicionado, lavanderias, etc, onde a condensação é prevalente. Uso em ambientes internos.

NEMA 3

A prova de tempo. Para uso externo. Designado a suportar as condições de exposição normais aos elementos do tempo. Os controles são montados em sistema de racks para fácil acesso. Com proteção contra chuva e vedação a prova d’agua. de um Instrumento de Medição” – Aptidão de um instrumento de medição para dar respostas próximas a um valor verdadeiro.

NEMA 4

A prova d’agua e penetração de poeira. Projetado para uso interno, externo e ao ar livre. Deve ser resistente a condensação externa, queda d’agua livre e ao jato d’agua dirigido de uma mangueira com um bocal de 1” com vazão de 245l/min por um período de 5 minutos a uma distância não inferior a 3,05m.

NEMA 4 X

Proteção a prova d’agua, penetração a poeira e resistência a corrosão. Possui as mesmas especificações de Nema 4 porém com resistência adicional a corrosão.

NEMA 5

Proteção a penetração de poeira. Invólucro equipado com vedação a prova de poeiras. Apropriado para indústrias têxteis, moinhos e em outras atmosferas de elevado teor de poeiras.

NEMA 6

Submergível. Para a operação submersa sob pressões e com tempo especificados.

NEMA 7

Proteção para ambientes internos potencialmente perigosos da divisão I, classe I com atmosfera de gás ou vapor, Nema código de classe I (circuito que abre quando exposto ao ar).

NEMA 8

Zonas perigosas. Nema código de classe i (circuito emergido em óleo, abre quando exposto ao ar).

NEMA 9

Para zonas potencialmente com atmosferas explosivas da divisão I classe II que contém atmosfera com poeira de combustíveis. Nema código de classe II.

NEMA 10

A prova de explosão. Departamento de regulamentação de minas dos EEUU para atmosferas explosivas (unidades são projetadas a conter explosões de gás ou de vapor e impedir a ignição na atmosfera dentro das proteções).

NEMA 11

Resistente a vapor de ácidos. Equipamento enclausurado fornecido em banho de óleo.

NEMA 12

Uso industrial. Exclui óleos, poeira e umidade. É produzido para satisfazer as exigências individuais.

NEMA 13

Protegido Contra A Penetração De Óleo E Poeiras. Uso Interno.

Comparação entre Norma NEMA e IEC

Embora os dois sistemas sejam parecidos, não há nenhuma conversão direta entre os dois. A tabela a seguir mostra o grau mais elevado do IEC equivalente ao tipo correspondente NEMA porém, não deve usar classificação IEC para converter diretamente para o tipo NEMA.

X = Primeiro Número Característico

ProteçãoIP23IP30IP32IP55IP64IP65IP66IP67
NEMA 1X       
NEMA 2 X      
NEMA 3  X X   
NEMA 3R        
NEMA 3S    X   
NEMA 4      X 
NEMA 4X      X 
NEMA 6       X
NEMA 12     X  
NEMA 13     X  

0 Não protegido.
1 Protegido contra objetos sólidos maiores que 50mm.
2 Protegido contra objetos sólidos maiores que 12mm.
3 Protegido contra objetos sólidos maiores que 2,5mm.
4 Protegido contra objetos sólidos maiores que 2,5mm
5 Protegido contra a poeira
6 Totalmente protegido contra a poeira
Y = Segundo Numeral Característico.

0 Não protegido
1 Protegido contra quedas verticais de gotas d’água
2 Protegido contra queda de gotas d’água para uma inclinação máxima de 15º
3 Protegido contra água aspergida
4 Protegido contra projeções d’água
5 Protegido contra jatos d’água
6 Protegido contra ondas do mar
7 Protegido contra imersão
8 Protegido contra submersão
(normalmente, isto significa que o equipamento é hermeticamente selado, mas para certos tipos de equipamento pode significar que a água pode penetrar em quantidade que não provoque efeitos prejudiciais).

Letra Suplementar

S – O ensaio de proteção contra a penetração prejudicial de água deve ser efetuado com o equipamento em repouso

M – O ensaio de proteção contra a penetração de água deve ser efetuado com o equipamento em funcionamento

W – (Colocado imediatamente após as letras JP) – O equipamento é projetado para utilização sob condições atmosféricas específicas e previsto com medidas ou procedimentos complementares de proteção. Tanto as condições atmosféricas especificadas como as medidas ou procedimentos complementares de proteção devem ser objeto de acordo entre fabricante e usuário.

IP 23 – Protegido contra objetos sólidos maiores de 50mm. Os dedos ou objetos similares de comprimento não superior a 80mm. Objetos sólidos cuja menor dimensão é maior que 12mm. Protegido contra água aspergida. Água aspergida de um ângulo de 60º da vertical não deve ter efeitos prejudiciais. [ Nema 1 ]

IP 30 – Protegido contra objetos sólidos maiores que 2,5mm. Ferramentas, fios, etc., de diâmetro ou espessura superior a 2,5mm. Objetos sólidos cuja menor dimensão é maior que 2,5mm. [ Nema 2 ]

IP 64 – Totalmente protegido contra a poeira. Nenhuma penetração de poeira. Protegido contra projeções d’água. Água projetada de qualquer direção contra o invólucro, não deve ter efeitos prejudiciais. [ Nema 3 & 3s ]

IP 32 – Protegido contra objetos sólidos maiores que 2,5mm. Ferramentas, fios, etc., de diâmetro ou espessura superior a 2,5mm. Objetos sólidos cuja menor dimensão é maior que 2,5mm Protegido contra queda de gotas d’água para uma inclinação máxima de 15º. A queda de gotas d’água vertical não deve ter efeitos prejudiciais quando o invólucro estiver inclinado de 15º para qualquer lado e sua posição normal. [ Nema 3R ]

IP 55 – Protegido contra poeira. Não é totalmente vedada contra a penetração de poeira, porém a poeira não deve penetrar em quantidade suficiente que prejudique a operação do equipamento. Protegido contra jatos d’água. Água projetada de qualquer direção por um bico contra o invólucro, não deve ter efeitos prejudiciais. [ Nema 2 & 3 ]

IP 65 – Totalmente protegido contra a poeira. Nenhuma penetração de poeira. Protegido contra jatos d’água. Água projetada de qualquer direção por um bico contra o invólucro, não deve ter efeitos prejudiciais. [ Nema 12 & 13 ]

IP 66 – Totalmente protegido contra a poeira. Nenhuma penetração de poeira. Protegido contra ondas do mar. Água proveniente de ondas ou projetadas em jatos potentes não deve penetrar no invólucro em quantidades prejudiciais.

IP 67 – Totalmente protegido contra a poeira. Nenhuma penetração de poeira. Protegido contra imersão. Não deve ser possível a penetração de água, em quantidades prejudiciais, no interior do invólucro imerso em água, sob condições definidas de tempo e pressão. [ Nema 6 ]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria especializada em projetos de calibração e pressão industrial

Garanta a Precisão das Suas Medições

Calibração Acreditada RBC para Manômetros e Instrumentos de Medição

Confie na Skilltech para calibração precisa e confiável dos seus instrumentos. Laboratório acreditado pelo Inmetro/RBC, assegurando a rastreabilidade e a qualidade das suas medições, com foco em baixa pressão e velocidade do ar. Evite erros e otimize seus processos com a precisão que só a Skilltech oferece.

Precisão e Confiabilidade em Calibração e Soluções Técnicas
Instrumentos de precisão

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber promoções e novidades.

Cadastro realizado com sucesso! Fique tranquilo, não enviaremos spam! Ops... há algo de errado com seu e-mail.

Siga a Skilltech nas redes sociais!

© 2025 Todos os direitos reservados – Skilltech Instrumentos de Precisão LTDA

Iniciar atendimento
Atendimento Skilltech
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?