O que é Estabilidade e por que é Importante?
A estabilidade é definida como uma mudança (ou falta de mudança) na precisão ao longo do tempo.
O desvio (“drift”) é comumente utilizado como uma especificação para ilustrar a estabilidade, ou seja, a variação na precisão ao longo do tempo. Geralmente, ele é expresso como X%/ano, onde X é um número, por exemplo, 0,25%/ano. Nesse cenário, um dispositivo com uma precisão de ±1% teria uma precisão de ±1,25% (1% + 0,25%) após um ano. Dependendo do design, da marca e da faixa do instrumento de medição, a estabilidade pode variar amplamente.
Há muitos benefícios em utilizar sensores e instrumentos com excelente estabilidade a longo prazo.
Benefícios da Estabilidade
A estabilidade reduz problemas de calibração. Se um dispositivo de medição se desvia da calibração, ele pode fornecer medições incorretas, expondo pessoas ou pacientes a microrganismos nocivos em aplicações de monitoramento de pressão em ambientes de saúde.
Sistemas HVAC

A estabilidade melhora o desempenho dos sistemas HVAC, aumentando a eficiência geral e reduzindo a necessidade de manutenção cara. Se um manipulador de ar, sistema VAV ou sistema de chiller/caldeira estiver operando de forma ineficiente, seus componentes tendem a desgastar-se e falhar mais rapidamente do que em um sistema mais eficiente.
Outro benefício da estabilidade é a redução do tempo de inatividade associado à manutenção e recalibração. Isso garante a plena capacidade de produção e permite que a recalibração seja programada para coincidir com paradas de manutenção da planta.
Além disso, a estabilidade assegura que os quartos de pacientes permaneçam calibrados e disponíveis, o que é especialmente útil em instalações de saúde com alta demanda.
Em ambientes críticos, a estabilidade garante que os padrões de segurança sejam mantidos.
Fabricação de Semicondutores
Se a pressão, temperatura e umidade relativa (RH) não forem mantidas corretamente em áreas de fabricação de semicondutores, pode ocorrer a infiltração de poeira e partículas devido à falta de um diferencial de pressão adequado. Além disso, variações na umidade ou temperatura podem danificar os produtos em fabricação.
Fabricação Farmacêutica

Da mesma forma, em ambientes de fabricação e manipulação de produtos farmacêuticos, se esses parâmetros não forem controlados corretamente, pode haver a infiltração de microrganismos devido à falta de um diferencial de pressão adequado, além de flutuações de umidade e temperatura que podem contaminar os medicamentos ou comprometer as condições de armazenamento e fabricação.
Instalações de Saúde

Por fim, a infiltração de vírus, bactérias ou patógenos em salas de isolamento, salas limpas e/ou salas cirúrgicas é um fator crítico para a saúde de pacientes e profissionais. A manutenção de um diferencial de pressão adequado nesses ambientes hospitalares críticos ajuda a prevenir a disseminação de doenças infecciosas.
Como poderemos ajudar

Controlador de Pressão Diferencial Digihelic®, Série DHC
O controlador de pressão diferencial Digihelic® Série DHC da Dwyer oferece uma classificação de estabilidade inferior a ±1% da escala total por ano. O DHC é um instrumento 3 em 1, oferecendo um medidor digital com display, chaves de controle por relé e um transmissor com saídas de corrente e tensão.
O controlador Digihelic® é a solução ideal para aplicações de pressão, velocidade e fluxo volumétrico, oferecendo medições em diversas unidades de engenharia amplamente utilizadas. Ele está disponível com faixas unidirecionais ou bidirecionais opcionais e atinge uma precisão de 1,5% ou melhor em faixas extremamente baixas, além de 0,5% de precisão para faixas iguais ou superiores a 1 in w.c.